
domingo, dezembro 30, 2007
Sozinha no quarto
O que vale é que, passados para aí 5 minutos, me chamou para eu ir ver o que ela estava a fazer (sentada no chão a "ler"). ;-)
Mais amores!
O mais giro é que ela nem vê estas séries, ela gosta mesmo (e vê com atenção) o Noddy, o Ruca, os Little People, o Charley e o Mimo, aquelas que são mesmo designadas para a idade dela. Mas depois não me deixa mudar de canal que é para olhar quando aparecem os namorados...
Pediatra
De resto, foi uma festa! Dissemos-lhe de manhã onde íamos e até entrar no consultório não queria outra coisa. Depois, quis ir para o colo da pediatra, contou-lhe o que tinha recebido no Natal, respondia às perguntas quase todas... Estou a ver que, para a próxima, nos manda ficar cá fora e vai ela sózinha lá para dentro. ;-)
Tem 86cm, 11,970kg e 48,5cm de perímetro cefálico. Continua nos seus percentis do costume e, como está grande, vai começar a beber leite meio gordo como os papás. Também veio com a recomendação de deixar o biberão, vamos lá ver como corre...
Doida!
Mais importante ainda, não faltaram beijinhos, carinhos, abraços e colegas de brincadeira, desde o primo de quase 4 anos à bisavó com um bocadinho mais.
Vá lá, por favor...
http://www.thehungersite.com/clickToGive/home.faces?siteId=1&link=ctg_ths_home_from_ars_thankyou_sitenav
E para quem quiser melhorar o vocabulário de inglês:
http://www.freerice.com/
segunda-feira, dezembro 24, 2007
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Minha, mesmo minha!
Sempre que lhe perguntamos o que quer que o Pai Natal lhe dê, a resposta prontíssima é sempre: "Livros!" E já lhe chegou a pedir "pessoalmente" e tudo. Ok, o Pai Natal era mecânico, mas parece de verdade, então ela foi ter com ele, fez-lhe uma festa na barba para ele ficar contente e disse: "Quero livrinhos, tá bem?" Depois ainda voltou para trás a correr para repetir o pedido, não fosse ele esquecer. ;-)
Árvore de Natal!

As prendas estão por baixo, como de costume, e ela nem as quer abrir. Aliás, a última que o pai trouxe (qualquer coisa do Sporting), ele deu-lhe logo e ela não quis abrir, quis pôr debaixo da árvore, para o Natal. Linda!
terça-feira, novembro 20, 2007
Doce...
Novo Amor! ;-)
segunda-feira, novembro 19, 2007
Birras
Ultimamente, tem sido por causa das canções. Ou é porque é ela que quer cantar e, assim sendo, se alguém começa a cantar também, ouve logo um: "É a Daniela que canta!" a alto e bom som, às vezes, mas muito raramente, acompanhado de um pequeno som de choro (só som, claro e com a duração de para aí 2/3 segundos, eh, eh, eh); ou é porque é a Babá ou a mamã ou o papá que cantam e aí, mais ninguém pode cantar senão a pessoa em questão. ("Tá quieto, ..., é a/o... que canta!")
Castigos vs palmadas
Tenho que admitir que é difícil ficar com um ar sério a mantê-la sentadinha no chão, mas acho que é para o bem dela, por isso... Além do mais, resultam. Sim, às vezes vai imediatamente fazer o mesmo assim que sai do castigo e lá tem de ficar de castigo outra vez, mas habitualmente funciona muito bem. Aliás, ultimamente, tem bastado um "Daniela, não podes mexer aí porque blá... blá... blá... Queres ficar de castigo?" Ela diz que não e pronto, está feito.
O que é óptimo porque não tenho feitio para as palmadas, além de que acho que não funcionam. Não sou contra (as palmadinhas, entenda-se; porrada, chapadonas, tareias e tal sou muito, muito contra), até porque levei algumas (bastantes) quando era (ainda) mais pequena e acho que não me fizeram mal nenhum. Pura e simplesmente, também não funcionavam. Lembro-me perfeitamente de, com 6 ou 7 anos, pensar: "Hummm, se fizer isto, vou levar uma palmada..." Encolher os ombros e continuar: "E depois? Nem dói ou só dói um bocadinho e depois passa..." E lá ia eu fazer a asneira. (Sim, sim, eu era assim um bocadinho terrível.)
Mas depois também me lembro da vez em que não levei nenhuma palmada, mas me tiraram o rádio por uma noite. O rádio que eu tanto adorava porque eu fazia tudo com música. Essa sim, doeu e foi a partir daí que comecei a pensar duas vezes antes de fazer alguma coisa que sabia que não devia fazer.
Assim sendo, o disciplinador vencedor aqui por casa é mais que óbvio e o papá não podia concordar mais. E assim, também, a minha filha responde sempre que gosta muito de "tau-tau". Pois o único que ela conhece é o do WWE (World Wrestling Entertainment). ;-)
Pequeno esclarecimento
Mas muito obrigada mesmo pelos votos. Apesar de não ser já, nós guardamos bem guardadinhos para quando chegar a altura e assim já não precisam de se preocupar mais com isso. ;-)
sexta-feira, novembro 16, 2007
quinta-feira, novembro 15, 2007
É amor, só pode! :-)
Para o menino Papá (e depois também para a menina Mamã)
Uma salva de polvos...
Com a quantidade de palmas que uma salva de polvos consegue bater, isto é amor, é mesmo amor. :-D
Cantorias
Dó Ré Mi, a Mimi
Mi Fá Sol, pelo Sol
Fá Mi Ré, vai a pé
Mi Ré Dó, não tem popó
(agora a 2ª vez)
Dó Ré Mu, a Mumu (???!!!! - não é por nada, mas acho que a minha filha inventou uma nova nota musical :-D)
Mais Amizade!:-)

Mais uma vez, recebemos um lindo miminho desta mamã querida.
Mais uma vez, passamos o miminho a estas pessoas queridas:
Pais Babados
Pimpolhito
Um Amor Maior
Lima
sábado, novembro 10, 2007
Desafio a Sério!*
E se fizessemos uma recolha de donativos? Falo no plural porque vou precisar de ajuda.
Estou a pensar em donativos para crianças e gostaria de oferecê-los ao Centro de Apoio à Vida onde trabalha a minha irmã. Pedi-lhe para que escrevesse um texto explicando o trabalho que faz o Cav. Aqui está:
O Centro de Apoio à Vida, a funcionar desde Janeiro 2006, actua junto de adolescentes/mulheres grávidas ou puérperas com filhos recém-nascidos, que se encontram em situação de fragilidade e que por diversos motivos se vêem privadas de o concretizar – quer pela inexperiência de vida quer pelas barreiras culturais, económicas, sociais e familiares em que estão inseridas.
Ensinar as mães adolescentes a mudar uma fralda, dar banho ao bebé, fazer uma sopa, dar a papinha às crianças. Esse é o grande objectivo do Centro de Apoio à Vida, vocacionado para atender, dar apoio e acompanhar as mulheres grávidas ou mães com filhos recém-nascidos, de forma a facilitar o desenvolvimento de uma maternidade saudável e adequada.
Para além desta vertente, apoiamos estas mães, também a nível material, ou seja, recolhemos donativos em roupas, alimentos e bens de 1ª necessidade como camas, carrinhos, cadeiras, etc. Ao mesmo tempo, tenta apoiar estas mães também na sua condição de mulheres e de cidadãs, trabalhando com elas nas várias vertentes da sua vida, formação, vida doméstica, auto-estima, inserção profissional, etc.
Amanhã tenho que lhe pedir as idades dos pequeninos porque ela não tem só bebés.
Estão sempre a aparecer-lhe mamãs em busca de ajuda. Eu também lhe vou arranjando umas utentes :)
Não pretendo necessariamente que a recolha seja feita antes do Natal. Não é uma recolha de Natal, é uma recolha de coração e sei que as coisas serão bem distribuídas.
O que acham? Quem alinha?
Adenda: A minha irmã apoia crianças de ambos os sexos até aos 12 anos.Não se preocupem com a distância porque eu vou tentar arranjar boleias. Sei que pelo correio é caro. Se não quiserem dar pormenores de onde vivem no comentário podem contactar-me por mail caracoleta2004@gmail.com ou messenger caracoleta2004@hotmail.com
2ª adenda: A Anabond decidiu tornar-se um "ponto de recolha" na capital portanto somos sócias neste desafio! Podem contactar-em a mim ou a ela. Aqui fica o link do blogue dela http://anabond.blogspot.com/
3ª adenda: O comentário da "Minhas melodias" deu-me uma ideia. E se propusessem uma recolha na escolinha dos vossos filhos?E quem quiser pode divulgar o desafio.
Correntes boas!

Fui apanhada por esta amiga. Obrigada, mais uma vez. :-)
Se calhar, vou acorrentar pessoas que já o foram, mas correntes destas não fazem mal, pois não? Aqui fica a lista:
Mimi e Papá
Princesa Julinha
Duplamente Papás
Caracoletras
Pais Babados
Simão
Confissões de uma Mãe
Pimpolhito
Um Amor Maior
Lima
sexta-feira, novembro 09, 2007
Frases da Avó Babá!
Que inferno! Que negro!*
Ai a miúda, eh!**
Vai lá vai, que até a barraca abana, eh!**
Esquece... e põe di molho!
Credo!
A tua prima, ó!
Ai, que engraçado!***
Mau, mau, Maria... o gato mia!
Não, não, nem pensar!
Na-na-na-na-ni-na!
Ó jóia, não ligues bóia!
E há mais, mas agora não me lembro, tenho que ver se consigo apanhar em vídeo... e depois se consigo pôr aqui, é demais!
* O original é "Que inferno negro", mas eu gosto mais da versão da piolha.
** O "eh!" dito com um belo abanar de cabeça é adição só dela.
*** Dito sempre com um levar de mão à cara e um sorriso maroto!
"Senhor Diogo" desvendado
Pois, até para ser cão, é preciso ter sorte... ;-)
Agora, é só concentrar-me na "buzinha"...
segunda-feira, novembro 05, 2007
Defensora!
Claro que, volta e meia, o pai volta a dizer-lhe o mesmo, só para a chatear um bocadinho. Então hoje ela desenvolveu, "Não, é linda! É muito bonita!" :-DDDDDD
(baba, baba, baba, baba, baba, baba, baba....)
Mas também funciona ao contrário, o papá também é lindo, muito bonito e bonzinho. :-DDDD
O Noddy...
Pelo menos é o que ela diz agora de cada vez que se lembra de o ir buscar. Que será que ele lhe fez, o malandro?!
As cores!
Imaginação...
E o que eu me delicio a observar as brincadeiras dela, cada vez mais elaboradas, a reproduzir situações do dia a dia como o dar de comer, beber, levar à rua, ao parque, ao café, às compras, pôr de castigo e afins os diferentes bonecos e peluches... e a introduzir coisas completamente novas para mim, que deve de "apanhar" no Panda, como pôr gasolina nos carros, voar por aí, dar comer às ovelhas... enfim, é lindo, lindo, lindo!
E as duas frases novas que ainda não consegui descobrir quem lhe disse, nem de onde vieram: O Senhor Diogo 'tá a dormir. e A buzinha (vizinha) bateu no senhor. Não conhecemos nenhum "senhor" Diogo, há o primo dela que é bebé e um Zé Diogo que é um cão... Quanto à "buzinha", só há uma que ela trata assim e, tanto quanto sei, a senhora é do mais pacífico que há e nunca bateu a ninguém... Enfim, esta será a minha nova demanda!
segunda-feira, outubro 22, 2007
Alô!
(Transcrição ao vivo da conversa telefónica do momento, interrompida pela publicidade do Canal Panda.)
Contagens
"1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14, 15, 29... Babetes!!"
sábado, outubro 20, 2007
sexta-feira, outubro 19, 2007
Nomeações
Entretanto, o pai, que às vezes se chama Luz (o que está certo), às vezes também se chama Susano (o que também não está mal pensado, dado o nome da mãe) ;-), mas às vezes também se chama "Filomena" e esta não faço mesmo ideia porquê...
Cusquices!
Também tem de saber tudo o que vê e "O que é isto?" também já é uma pergunta comum. E às vezes, feita a ela própria, já que é ela que responde logo a seguir. Muito prática, portanto.
Depois temos "Como se chama a Ilona? E o Potter? E a Hermione? E o Ron?..." Agora já sabe, e responde logo: "Ilona Mitrecey! Hermione Granger! Ron Weasley!" e a minha preferida, por isso ficou para o fim, "Harry Potter Weasley!"
Voltei...
Pelo lado positivo (mais que positivo), voltei a ficar todo o dia com a minha pequenota (a não ser quando tenho de ir a entrevistas e tal). E que bom que é!!! :-D
Imperdoável...

Além de saber o nome da equipa toda, na outra noite, durante um jogo para a Taça da Liga, se não me engano, chegou a hora de ir para a cama. Normalmente, ela salta-me logo para o colo a dizer adeus ao que quer que esteja a brincar na altura. Naquela noite, virou-se para mim com um ar muito indignado e disse: "A ver os penalties do Sporting!"
Ok, desculpa, já percebi... quando joga o Sporting, não há hora de ir para a cama...
terça-feira, outubro 16, 2007
19 Meses!
Agora também repete tudo o que vê na televisão, seja em que língua for. Canta cada vez mais músicas e completas. Continua com as suas saídas em grande quando é apanhada a fazer malandrices. Brinca cada vez mais sozinha, embora continue a gostar ter alguém por perto. Mas distrai-se muito bem a dar de comer e beber, mudar a fralda, inventar conversas e tudo mais aos, com, e entre os bonecos... a fazer "construções" com os blocos, legos, ou caixas de chá... a ler histórias para si própria, para nós ou para os ditos bonecos, sendo a preferida das preferidas a Cinderela....
Ah, e fartou-se do Vitinho, João Pestana e afins para a hora de dormir, agora só quer o "May It Be". (Se alguém conhecer pessoalmente a Enya, peça-lhe desculpa por mim, já que eu dou-lhe cabo da música todas as noites... e é uma música tão gira...)
Amo-te muito, filhota boa! :-)
domingo, setembro 30, 2007
Mais carinhos...
Mais bacio
terça-feira, setembro 25, 2007
Acessórios importantes
Ela abre um sorriso, leva as mãos à cabeça cheia de caracóis lindos mas sem mais enfeites e diz: "Ganchos, ganchos, ganchos..."
Ena, tanta ajuda!!
E eu gostava que ela não tivesse que correr tanto... ;-)
terça-feira, setembro 18, 2007
Pica-Pica...
Felizmente, e para não variar, essa ausência custou-me bem mais a mim que a ela. Ela foi chegar, correr pelo centro de saúde, entrar na sala das vacinas, levar uma em cada braço, choramingar só um bocadinho, depois rir e continuar a correr pelo centro de saúde... E depois ainda teve direito a andar de baloiço que o papá tá de férias, por isso é aproveitar.
E agora, só aos 5 anos, que maravilha de pausa alongada. :-)
domingo, setembro 16, 2007
sexta-feira, setembro 14, 2007
"Vai trabalhar, malandra!"
Deve ser para equilibrar o regresso a casa, só pode. ;-)
quinta-feira, setembro 13, 2007
Doce, Doce, Doce!!
quarta-feira, setembro 12, 2007
Portugal!!
domingo, setembro 09, 2007
Consulta dos 18 meses
Em medidas temos: 84 cm (faltam 70 para a mamã); 10,820 k; 47,3 cm p.c.! Continua a evoluir dentro dos "seus" percentis. Agora só no final de Dezembro é que lá voltamos, mas para a outra semana que vem, ainda há mais uma dose de vacinas.
Ah, e claro, desta vez já "arrumou" a sala de espera do consultório todinha. :-)
Aaatchim!!
terça-feira, setembro 04, 2007
Mais malandrices!
Malandrices!
17 Meses!!
Tem uma memória espantosa, sabe os livros dela quase todos de cor e grande parte das letras das músicas preferidas também. Canta-as connosco e tem muito jeito para a coisa.
O regresso da mamã ao trabalho foi pacífico e continua a correr bem. De vez em quando, lá faz um chorinho quando estou a sair e diz: " Comigo!", mas passa-lhe logo e fica muito bem. Além disso, o horário é bom e o trabalho é bem pertinho de casa, ou seja, vemo-nos à hora de almoço. Ainda não encaixou foi muito bem que eu também estou a trabalhar como o papá. No outro dia, disse à avó que eu tinha ido às compras. Seja como for, adora ir "buscar a mamã" ao trabalho, e eu também! :-)
Adora falar ao telefone ou telemóvel, mas só quando ninguém responde do outro lado, aí fica quase sempre caladinha. De outro modo, tem grandes conversas, normalmente com o papá, a madrinha, a prima Joana ou com o namorado.
Com estas ficámos parvos, mas sabe o nome todo dela e contar até 8 quase sempre. Quase sempre porque, como todos sabem, às vezes, a seguir ao seis, volta o quatro, certo? ;-)
domingo, agosto 12, 2007
Ai, ai!!!
Mas estou confiante que me vai custar mais a mim que a ela e isso é que interessa.
sexta-feira, julho 27, 2007
Desvendado!
Felizmente, isso nunca me impediu de ler nada e quando acabei de ler o primeiro capítulo do primeiro livro não fui capaz de o largar como tinha planeado e foi todo de uma vez. O mesmo aconteceu com o 2º, o 3º e o 4º. O 5º já o tinha encomendado e estava pronta para o ir buscar à porta da livraria às 9h30 ( a livraria abria às 10h). O 6º foi comprado à meia noite, já grávida da minha princesa.
Este último também foi comprado no dia em que saiu e já estava lido no dia seguinte (valeu a sesta de 3hs que a minha princesinha fez no domingo). Adorei. É pena não haver mais mas é por isso que eu adoro livros, estão sempre ali à mão. E agora é só esperar calmamente que a princesa cresça mais um bocadinho para lhe ler a saga toda... isto se ela gostar, claro.
quinta-feira, julho 19, 2007
É tudo dela
E, a propósito disto, a minha mãe já me disse que eu lhe ensino muita coisa. Mas daí é que vem o título do post. É que isto é tudo dela. Depois de pensar muito bem na coisa, a verdade é que cheguei à conclusão que, até agora, lhe ensinei muito pouca coisa. (Ensinar no sentido de lhe repetir alguma coisa deliberadamente com a intenção de a fazer repetir ou compreender ou agir.) Que eu me lembre, as únicas coisas que lhe ensinei realmente, no sentido acima descrito, foram a descer dos sofás e da cama (e só o fiz porque ela "aprendeu" a subir bem, mas a idéia para descer era atirar-se de cabeça) e a não mexer em coisas que lhe podem magoar (que, vá-se lá saber porquê, ela ainda não aprendeu :-P).
De resto, tento acompanhar o ritmo dela e respeitá-lo ao máximo. E esperar estar a conseguir fazê-lo e, se sim, continuar.
O que me traz ao bacio. Apesar de dar sinais de estar pronta e de ir a correr para a casa de banho quando eu lá vou para ela própria me dizer o que estou a fazer ;-), não se quer sentar no bacio nem por nada. Se lhe perguntamos para que serve, diz que é para xixi e cocó, mas se lhe perguntamos se se quer sentar, diz logo que não. Portanto, até haver mais vontade dela nesse sentido, o bacio serve mesmo é para pôr brinquedos, arrastar pela casa e para morder. Basta saber se ele sobrevive até chegar a vontade.
Banhos!
segunda-feira, julho 16, 2007
Top +
Mais linguagem dela
De resto, cada vez mais vai dizendo as coisas mais correctamente. Estão a desaparecer os "lhes" que ela punha entre algumas vogais e que eu gostava tanto de ouvir, como "palholha" (piolha), "milhuda" (miuda), "pilhuga" (peúga)... Mas continua com o delicioso "sotaque de bebé".
Mais passos dela
Empoleira-se no parque do lado de fora e quer fazê-lo nas cadeiras e na cama dela. Estamos tramados, portanto. Uma verdadeira macaquinha linda. ;-)
Arruma as coisinhas dela dentro do sapo ou do parque quando lhe pedimos e adora. Atira para lá os brinquedos, grita, bate palmas, ri... enfim, é uma verdadeira festa.
Adora varrer a casa toda com a vassourinha dela, mas prefere de longe varrer o quintal. E agora que lá temos uma piscina insuflável é a loucura total. Ela salta, chapinha, dá-nos banho, rega-se com o regador, bate com os pés e as mãos, ri, ri muito e farta-se de gritar "conteeeente"!
Já leva bem a colher à boca (com comida e tudo), mas geralmente, farta-se depressa. Continua a gostar de tudo, mesmo agora que já tem a comida do segundo parto dividida. O prato preferido é, sem dúvida, peixinho com batatas e brócolos, mas a carninha com esparguete não fica muito atrás.
Numa de gracinhas, adora fingir que " tá com os copos" ( é o que lhe dizemos quando ela se desiquilibra mas não cai - quando cai é penalti). Achou tanta graça que, volta e meia, começa a fingir que se desiquilibra, danda passos para o lado e para trás enquanto diz: " c'os copos". Também já mexe todo o corpinho para dançar, em vez de só os braços e diz que está "na marcha" quando levanta a vassoura no ar e se passeia assim pela casa.
Carinhos
Quando estou na casa de banho e a avó está com ela no quarto, começa a chamar-me:" Mamããããã... Xujana... Xujaíta... Amoooooor... Queííída..."
Pede-me para "chorar" para depois me vir dar um beijinho para eu parar, como faz às personagens que choram dos livros que pede para lhe lermos.
De vez em quando, anda a correr de mim para o pai e vice-versa para nos dar abracinhos.
Quando lhe dizemos " Amo-te" responde-nos: " Amo a ti!"
Baba, muita baba, é o que por aqui anda! :-)
sábado, junho 30, 2007
Crescida
Por outro lado, estou a ler os livros do Harry Potter pela já-não-sei-quantagésima vez, por isso talvez ainda haja esperança para mim... ou não mesmo!
Os cavalos
sexta-feira, junho 29, 2007
Festas
Mas a princesa adora, fica maravilhada com as luzes, os balões, a música... Dá pulos de contente ao nosso colo, desata a dançar de um momento para outro, enfim, uma grande alegria. E nós gostamos tanto de a ver assim. :-)
Não tem medo dos cabeçudos, nem dos foguetes e parece gostar dos carrosséis, mas ainda não vamos experimentar porque, se ela não gostar de estar lá dentro, o mais certo é querer sair à força... Hoje, em princípio, vai haver cavalos, vamos ver o que ela lhes vai achar. ;-)
E à pala das muitas bancadas de vendas que há pela rua, e como se já não tivesse brinquedos que chegassem a ocupar-me a casa toda, já cá cantam 4 balões, mais dois peluches e um tambor de verdade que, verdade seja dita, acho que faz mais a delícia dos pais que dela, e olhem que ela gosta bastante... ;-)
Adiamento
Vacinas
terça-feira, junho 26, 2007
15 Meses

(... e 10 dias... tsss, tsss, tsss... shame on me!)
Seja como for, jááááááá?!
Sim, eu sei que digo isto quase todos os meses, mas não consigo deixar de me surpreender com a velocidade a que o tempo passa desde que a minha piolhita nasceu...
sexta-feira, junho 15, 2007
Cada vez mais
Beber também, ou seja, tive que comprar (mais) um copo de bico. O que ela tinha partiu-se já há muuuuuuito tempo (para aí uns 5-6 meses), mas não lhe voltámos a comprar outro porque ela bebia bem pelos copos normais. Xójinha é que já é um bocado mais difícil, a não ser que a ideia seja mesmo dar-lhe banho. ;-) Por isso, hoje andou toda vaidosa de copo na mão e deve ter bebido mais água em poucas horas do que no resto da semana toda.
Para finalizar, o leitinho (que ainda era dado no biberão, ao nosso colinho, como quando ela era uma bebézinha muito pequenina) foi rejeitado dessa maneira ainda há pouco e teve que bebê-lo também xójinha. Humpf, por este andar, qualquer dia estou eu muito velhinha aí sentada a um canto e vem ela dar-me de comer e de beber a mim. Ela aliás já tenta, se calhar já está a praticar. ;-)
Bacio
O que vale é que também tenho de me preparar "psicologicamente" para mais esta etapa da minha filhota, e assim ganhei algum tempo. ;-) E, nem de propósito, esta mamã escreveu bem há pouco tempo um post sobre isso. Muito obrigada (cabeça-no-ar, esqueci-me de agradecer no comentário que deixei há pouco no vosso blog), vão-me fazer um jeitão essas dicas!
quarta-feira, junho 13, 2007
Consulta
De medidas está com: 81 cm altura; 10,300kg peso; e 47 cm p.c.. Continua, portanto, no percentil 90 em altura; 75-90 p.c.; e desceu foi para o 50-75 no peso, mas, segundo a pediatra, e depois de se certificar connosco que ela come bem, nada de mais normal pois afinal ela já não pára quieta mesmo.
Não parou de falar a consulta toda (como vem a ser costume seja onde for), deixou-se examinar com um ar desconfiado mas sem choro nem reclamação de maior e o pior foi tentar apanhá-la para a vestir depois da pediatra a ter examinado a andar toda nuazinha. ;-)
Continua com um desenvolvimento "fantástico" tanto a nível motor como da fala e mental, o que, também segundo a pediatra, se deve em parte a estar comigo em casa. (Eu sabia que ainda não encontrei emprego por uma razão muito, mas mesmo muito boa :-).) Enfim, está óptima e crescida e o tempo continua a passar a correr.
Idéia "genial"!!!
sábado, junho 09, 2007
Cantorias
E passamos de Titou para Mika para Ilona para Lilly para Gato (atirei o pau ao gato - dupla com a avó materna) para Mala (olha a mala... - só a avó) para Tiroliro (novamente só a avó e eu posso recuperar o fôlego) para Maia (abelha maia) para Fantasminha (brincalhão) para Tsubasa (que não faço ideia como se escreve mas é da série Campeões: Oliver e Benji)... ufff, o que vale é que eu gosto bem de cantar e, como é a pedido da princesinha, ninguém se queixa da desafinação! ;-)
Mas o mais giro é que ela também já quer cantar, especialmente as músicas para dormir. Quando chego ao fim do Vitinho, o "até amanhã" do fim já é quase em coro, e no João Pestana, gosta de repetir "pestana", "dorminhoco", "olhos" e depois cantar o tararã! ;-) Temos cantora!!
quarta-feira, maio 30, 2007
Derretidos
- Góta!!! ... e às vezes adiciona ou simplesmente responde " muuuunto!".
:-D
domingo, maio 27, 2007
quinta-feira, maio 24, 2007
Mais Danielês!!
Grita Polhy e Babie (Nããããããããão) quando vê os anúncios no panda.
Diz "papelo" para tudo o que seja papel, pois claro, e eu gosto tanto de a ouvir dizer isto.
Diz "pôco baiulho" de uma maneira tão, mas tão gira quando passam os autocarros (ensinada pelos avós).
Diz "pucaiía" também com uma expressão que é demais e a abanar muito as mãos (ensinada por um senhor que vai ao café onde também vamos).
Diz "péia aííí" com um ar muito convincente e com gesto da mão a acompanhar, habitualmente aos comandos da tv, dvd e aparelhagem quando os anda a passear de sofá em sofá (isto só descobri ontem onde é que ela tinha ido buscar, foi ao anúncio do Poder Mew Mew no panda).
Enfim, é uma tagarela linda, esta minha filhota. E depois também diz uma data de coisas que nós (burros) ainda não percebemos. E quando isso acontece, fica a olhar para nós mesmo com aquele ar de quem pensa "Então, pessoal, não falam portugês?! Daaaaah!"
Prioridades
Como prova disso, nos anos anteriores, sempre que o maridão me obrigava a dizer o que queria como prenda, a resposta ia sempre para um livro, um cd ou um dvd. Este ano, foi para um balde de lixo "normal" em plástico liso, porque o anterior, em plástico com relevos não se conseguia limpar como deve ser por muito que se esfregasse... :-S
sexta-feira, maio 18, 2007
Festa Surpresa!

quarta-feira, maio 16, 2007
14 Meses!!

E és a minha princesa linda, a minha gorduchinha boa, a minha paixão, o meu amor... e eu amo-te tanto, tanto, tanto...
segunda-feira, maio 14, 2007
Boa!!! :-)
domingo, maio 13, 2007
Febre :-(
Acordámos por volta das 6h com ela a gemer muito levemente, estava quente, tirámos a febre e tinha 38. Não era muito, mas demos-lhe na mesma. Ela nem acordou, apenas resmungou quando lhe meti o supositório. Passado um bocado, a febre baixou e agora já não tem nada e está super bem disposta como de costume. Espero que continue assim.
Não tem sintomas de nada, por isso, suspeito que seja "culpa" de um molar malandro que anda para ali branco há uma data de dias mas teima em não sair cá para fora... salta lá, meu doido, temos comida boa para mastigares!
sexta-feira, maio 11, 2007
Descobertas
Goda! Goda! Goda!
(Mas não faz mal, porque o papá é "ato"-chato ;-))
Mas não foi o único! Desta vez, não houve CD de Moonspell (se calhar, devia escrever-lhes a dizer que o Dia da Mãe é uma óptima altura para se lançar CDs novos, não?), mas tive direito a palavrinhas lindas! Umas num "quadro" que me chama "melguinha" (eeeeeeuuu???), outras num lindo postal e ainda outras num diploma de Super-Mãe! Acho que o Super deve estar ligado à "goda", mas tá bem na mesma!
Depois foi a minha vez de dar miminhos a triplicar (ou mais) porque a minha piolha escolheu este dia para ficar com a primeira "medalha" devido a uma queda (sim, porque a autonomia crescente também tem destas coisas). Felizmente a queda não foi grande e a medalha também não e, depois do chorinho inicial, que lhe passou depressa, já estava super bem disposta outra vez e a correr e a saltar pela casa toda.
Autonomia!

Está a crescer tanto como ela, o que é normal, claro, e ainda bem que é assim! Agora já sobe para cima dos sofás, camas, e anda-se a habilitar nas mesas mais baixinhas. Já se senta na sua cadeirinha (se bem que não por muito tempo, como é óbvio) e já não quer as nossas mãos para nada, agora nem na rua, e ainda corre se nota que estamos atrás dela para fugir de nós.
Continua a comer muito bem, mas aqui ainda gosta que sejamos nós a dar-lhe. Já sabe é muito bem o que quer, por isso, temos de manter o 2º prato escondido até acabar a sopinha. A fruta tem dias, mas quando não quer mais diz "não" com muita convicção, e não há mesmo nada a fazer. Não é não, afinal de contas. Adora dizer "óguto" ( iogurte) aos pulinhos, mas comê-los também tem os seus dias, tal como a papa. O "têtinho" ( leitinho) é que não pode faltar, adora, adora, adora. É isso e batatas fritas e pizza. Sim, porque depois da sopa, 2º prato e fruta, não há nada como pedir afincadamente o que quer que os papás estejam a comer (mesmo que seja o mesmo que ela já comeu, tudo e em boa quantidade ;-)). Estamos portanto a cortar na "junk food" aqui em casa, que isto de ter que dar quantidades miseráveis do que estamos a comer para não lhe fazer mal não é nada justo, por isso (papá, prepara-te) vamos ter de começar a comer "saudavelmente", como já devíamos de fazer há muito tempo. ;-)
Gosta cada vez mais de brincar sozinha com as coisinhas dela, e tem conversas cada vez maiores com os bonecos, cubos, legos... enfim, o que quer que seja. Dá papa e mete a dormir os bonecos e adora ir buscar livros para depois nos pedir colo para lhos lermos (se bem que às vezes, não deixa chegar ao fim e já está a pedir "ôto"). Tem conversas enormes com alguém ao "telemóvel" dela, mas a maioria é "em código", por isso, suponho que seja com algum namorado secreto. ;-) (O que é giro é que ela dá muito à mão enquanto fala e às vezes grita como se estivesse muito zangada, eh, eh, eh.) Ultimamente, anda numa de "arrumações" (quer levando coisas para cima da mesa ou para um canto, quer indo e vindo do quarto dela para a sala a levar e a ir buscar brinquedos), e de pôr as coisas em pé.
Na rua, continua a meter-se com toda a gente, mas se lhe tocam ou tentam pegar ao colo antes de ela se ambientar por completo, levam logo com um grito e são completamente ignorados até ela se esquecer do "atrevimento". Temos personalidade forte, portanto. :-)
Consegui...
Agora vou mas é aninhar-me ao pé dos meus amores que já são horas. ;-)
quinta-feira, maio 10, 2007
segunda-feira, abril 23, 2007

A minha filhota anda uma vaidosa de primeira (se bem que eu ache/tenha a certeza que a culpa não é dela, mas da macaca que escreve neste blog, que é como quem diz moi même :-P)! Quando lhe ponho os óculos escuros então é demais. Põe a mãozinha ao lado da cara e começa a dar gritinhos (a imitar uma certa gaja *assobio* que fez isso da primeira vez e disse "Ai, que liiiiiiinda!"), e depois diz "tilo", novamente a imitar a tal gaja que diz "Vá, filha, é´p'ó estilo!"... (enfim, não tenho juízo nenhum, é o que é :-P)
Para continuar nesta onda de pouco juízo por falta da mãe, aqui fica uma brincadeira que faz a piolha rir às gargalhadas. Simplesmente, a mamã diz "The Knights who say..." e a filhota diz "Niiiiii!" e ri-se às gargalhadas. Será que ela também vai delirar com Monty Python como a mamã? Não sei, mas acho bem que ela saiba desde cedo que tem uma mãe muito, muito "nerd" (não que eu pudesse escondê-lo com a parafernália de "nerdices" espalhadas aqui por casa), até porque tenho que aproveitar ao máximo este tempo em que ela ainda se ri destas coisas, eh, eh, eh...
sábado, abril 21, 2007

quinta-feira, abril 19, 2007
quinta-feira, abril 12, 2007

A minha piolhinha está cada dia mais malandreca, mais esperta, mais atrevida, mais faladora e mais linda, claro! ;-)
Está na fase de "papagaia" e quer repetir quase tudo o que dizemos. A adicionar às palavras que já diz mesmo, mesmo bem estão "tio", "dodot" e "cão". Depois, a tendência é para repetir as primeiras sílabas das palavras novas, com excepção para o "cá-cá-lo" (chocolate), " ca-ca-co" (macaco), "cá-cáu" (a tia Cláudia), "rló" (relógio) e, com certeza, mais uma catrefada delas de que agora não me lembro...
Gosta muito do "Ruuuu" (Ruca) e adora o "Dhóóóóó" (Noddy, claro) e o "Pan" (panda). À pala do "Dhóóóóó", já nos cravou um boneco aos gritos no meio do supermercado e pede-nos para o ver, apontando para a tv logo a seguir ao jantar dela.
Continua a comer muito bem, mas só com muita distracção, cantoria e, ultimamente, uma colher na mão dela (do Dhóóóóó, pois então) para ir levando umas colheradas à nossa boca e umas à dela (normalmente com a colher virada ao contrário, claro ;-)). Já pede água ("á-guuu") ou o copo ("poco").
Já corre a casa toda e até na rua já não quer a nossa mão para nada, mas aí já não tem muita sorte. ;-)
Também já vai fazendo umas quantas birras com choro muito fingido à mistura quando não lhe damos o que quer, mas, por enquanto, ainda a conseguimos distrair facilmente com outra coisa. Ainda continua a rir-se que nem uma perdida quando lhe dizemos que não pode mexer em alguma coisa, mas, regra geral, já respeita e, inclusive, volta e meia, lembra-se, chama-nos e , apontando para o que não pode mexer, abana o dedinho a dizer "não, não".
Mete-se com quase toda a gente, mas se alguém se mete com ela primeiro, fica muito séria e só passado um bocado é que se liberta e começa na brincadeira.
E, para finalizar mais este post-registo de algumas das evoluções da minha princesinha, já tem mais dois dentinhos, o que faz um total de 10.
quinta-feira, março 29, 2007
segunda-feira, março 19, 2007

Feliz Dia do Pai!!!
Para ti, que és o meu melhor papá do mundo... e não, não é só por seres o meu único papá, eh, eh, eh... é por seres tudo aquilo que és, por me amares mais do que tudo, por eu te amar mais que tudo... por tudo, tudo, tudo, tanta coisa boa que não dá para descrever aqui, nem em lado nenhum...
Amo-te muito, papá lindo!!! :-D (e a gaja que está a escrever isto por mim também)
Ah, e já temos o 8º dente de fora (em baixo), mas pela vontade com que ela morde tudo o que lhe vá parar às mãos parece-me que vêm aí mais.
sexta-feira, março 16, 2007

Parabéns, filha!!
Seria impossível dizer o que significou este primeiro ano de ti, o quanto estou orgulhosa por ser tua mãe, o quanto me fazes muito mais que feliz e completa, tudo aquilo que és e tudo aquilo em que me tornei por causa de ti. É bom, é infinitamente bom... Obrigada por tudo, filhota, obrigada por me deixares ser a tua mãe e por me deixares acompanhar-te enquanto cresces! :-D
Hoje, tivémos um dia "calmo" em família. Tu deves ter ficado com ainda mais certeza que escolheste uns doidinhos para papás, uns doidinhos que volta e meia lembravam-se e lá cantavam aos gritos o "Parabéns a Você" e depois te cobriam de beijos e carinhos. Amanhã é a festa com o resto da família. E todos os dias é uma festa por te termos juntinho a nós!
(e depois tenho de mudar a barrinha lá de cima porque já estás a caminho dos 2 anos... e se o tempo continuar a passar assim tão depressa, quando der por mim a sério, já a barra vai nos 18 anos... ;-))
quarta-feira, março 14, 2007

segunda-feira, março 12, 2007
Adora brincar às escondidas e agora é ela que diz " tá, tá" quando ela, nós ou o que quer que tenhamos escondido volta a aparecer. Começa a repetir muito do que dizemos, como "bãom" quando nos dá um carinho e nós dizemos " tão bom". Já reconhece cães quando os vê na rua e diz "ão, ão".
Hoje esteve pela primeira vez com uma bebé mais pequena que ela ( 4 meses) e adorou. Só queria fazer-lhe festas e dar-lhe a chucha e anunciava toda contente a quem passava por perto "bebé, bebé". (Estaria eu a ser cravada para um mano/a???)
Há dois dias, desceu sozinha pela primeira vez do sofá e agora já o faz quase sempre daí e da cama. Claro que continuamos perto dela quando ela lá está, mas é bom ver que ela está a perder a mania de se atirar de cabeça.
Amanhã é dia de consulta na pediatra, por isso, vai haver mais novidades.
Desafio:
7 coisas que faço bem/gosto:
- tratar, brincar, devorar com beijos, carinhos e cócegas da, com e a Daniela, claro!!
- ler
- passear
- ouvir música (também gosto de cantar e dançar, mas isso já não é coisa que faça bem :-P
- estudar (coisas que me interessem, claro)
- ponto-cruz
- melgar o meu gajo
7 coisas que faço mal ou não sei fazer:
- cantar
- dançar (se calhar devia ter posto "um bocadinho de batota" lá em cima, eh, eh, eh)
- julgar as pessoas pela aparência
- cozinhar
- pintar-me
- pentear-me (a sério, não tenho jeito nenhum para estas coisas e agora que tenho que usar espuma porque o cabelo mais curto fica todo de pé é uma luta todas as manhãs) ;-)
- responder a desafios deste género (gosto muito, mas pronto, o resultado é o que está à vista) :-P
7 coisas que me atraem no sexo oposto:
- rabo (pois, foi a 1ª coisa que notei no meu gajo)
- olhar
- cabelos
- simpatia
- sinceridade
- boa disposição
- sexo oposto...
7 coisas que digo:
- 'Mor
- Chiiiiiicha
- Azarito
- Ai, ai, ai, ai, ai
- You are here, you are there
- Bolos (nem como muitos, só digo mesmo)
- Tanques (obrigada em Inglês, claro)
7 actores/actrizes:
- Johnny Depp
- Sean Connery
- Robin Williams
- Ethan Hawke
- Winona Ryder
- Alan Rickman
- Emma Thompson
7 amigas desafiadas: (ah, ah, ah)
- todas as que conseguiram ler este post devem sentir-se obrigadas a fazê-lo (uma maldadezinha nunca vem só) ;-)
sexta-feira, março 09, 2007
Esta foto é do mês passado, mas a expressão malandreca diz tudo! Ainda assim, vou tentar relatar as muitas novas experiências e gracinhas da minha pequerrucha linda. Quase de certeza que me vou esquecer de muitas coisas. Tenho mesmo de ser mais assídua no cantinho da minha princesa, mas a iminência de ter que voltar a trabalhar a qualquer momento (embora ainda esteja só na fase da procura e entrevistas e tal) faz com que queira passar todo o tempo que possa com ela. Mas agora não me apetece falar disso, portanto, siga para o que interessa. ;-)
Está um máximo a minha filhota (e eu que não pensasse isso :-P). Já quase, quase que anda, ou seja, já dá uns bons passinhos sem estar agarrada a nada, mas ainda lhe falta um bocadinho de segurança para continuar e continuar e continuar (isso e perder a mania de querer andar já com coisas na mão, o que também não ajuda muito ao equilíbrio :-P). Por agora, dá os seus passinhos, estende-nos a mão para a agarrarmos e quando o fazemos, larga-nos e dá mais uns passinhos. Em percursos maiores, aceita a mão de bom grado, mas só uma, e depois não anda, corre. Lá dá as suas "cuzadas" no chão e já entrou naquela fase em que só chora se alguém começar a dizer "oh, coitadinha" ou algo assim. Se nós não ligarmos muito e a distraírmos logo, não foi nada com ela. ;-)
Com sentido, diz correctamente "papá", "mamã", "bebé", "Babá" (o nome que chamavam à minha mãe quando ainda não era cota ;-)), "pópó", "papa", "dá" (para quando quer que lhe demos alguma coisa ou para quando é ela a dar-nos); quase correctamente, e entendível por todos "bola" e "olá"; e em Danielês "abú" (avô), "bê" (abelha), "ipopopo" ou "popopota" (hipopótamo - porque ela tem alguns e a mãe teve a feliz ideia de inventar uma música para os pôr a todos a dançar que, ao que parece, agradou tanto à princesa que até quis juntar-se à cantoria) e, como não podia deixar de ser, agora não me lembro de mais. :-P
Continua a imitar o cão, o leão e a vaca (buuuuu) ;-), mas agora juntaram-se-lhes o patinho e o lobo (sim, que é para o pai não se ficar a rir). Adora ver um dos livros connosco para lhe perguntarmos onde está o patinho, o ursinho, a roca e a bola e fica muito contente por acertar. Também já vai "lendo" sozinha e "conversando" com os bonecos. (Mas continua a preferir "arrumar" os cds, dvds e afins...) Adora "jogar" à bola; dar-nos beijinhos e carinhos-abraços (cada pai chamava uma coisa ao abraço com cabecinha encostada no ombro, por isso, para não confundir ???, acabou por ficar assim), especialmente quando quer alguma coisa (já???????) ;-), mas também só porque sim :-D; cantar e dançar (que hoje começou a fazer com tanta genica que me fez inchar toda, porque reconheci os meus genes de metaleira convicta) ;-).
E muito mais há para dizer com toda a certeza, mas isto já vai longo e eu já estou cheia de vontade de me ir enroscar na cama com os amores da minha vida, portanto hoje fico-me por aqui.
terça-feira, fevereiro 20, 2007
Carnaval
E aqui fica em imagens o primeiro Carnaval da minha coelhinha, abelhinha, jogadora da bola...
Bolas, estou a escrever isto no word para passar para aqui quando o blog me deixar entrar. Está muito mal porque, apesar de ultimamente não ter tido tempo para cá vir porque o tempo destinado ao pc tem sido para procurar e responder a ofertas de trabalho, ler as vossas novidades e mai nada (nem sequer tenho podido comentar, desculpem! E hoje que podia, não estou a conseguir :-S), consegui (finalmente) ;-) vir publicar o post comemorativo dos 11 meses da minha piolha no próprio dia em que ela faz os 11 meses. Entretanto agora já não sei se o vou conseguir publicar ainda hoje, mas não interessa, escrevi-o no dia certo e pronto…
O que me traz, antes de mais nada, a uma pequena explicação à minha princesa. A mamã nunca se esquece dos dias dos teus “mesaversários”, bebé. Só quer é passar ainda mais tempo contigo nesses dias e, por isso, raramente vem ao pc. Hoje não é excepção, mas quando eu ia brincar contigo, encontrei-te a dormir com o papá, e por isso, aproveitei para vir aqui. ;-) Amo-te muito, muito, muito, minha piolhinha doida, e tenho a certeza que, quando leres isto, não só o sabes como até deves estar um bocadinho farta de tanto miminho que a “melga” da tua mãe te quer dar, né? ;-) Azarito, é o que eu te digo, a culpa é toda tua por seres tão gira e apetitosa e linda e a minha vida e tudo o mais… :-P
E tendo dito, fico-me por aqui hoje! Muitos parabéns por mais um “mesaversário”, minha fofinha linda. ( O próximo é também já um aniversário, e eu ainda estou para descobrir quem meteu o tempo em versão fast forward.) Amo-te, minha princesa espertalhona! :-D
quarta-feira, janeiro 24, 2007
E chegou em grande a época das gracinhas.
Adoro as conversas que já temos, em que ela fica muito atenta a ver os nossos lábios mexer e depois responde à sua maneira, repetindo já alguns dos sons que fazemos. Adoro quando ela faz como o cão, como o leão (claro), como a vaca e a ovelha. Adoro quando ela encosta o que quer que tenha na mão ao ouvido e diz o seu "tá lá" que às vezes é "tá á", noutras só "ááááá". Adoro quando ela já diz "olá" (ou "ó á"), embora a maior parte das vezes se fique por um "ó", que também adoro. Adoro quando ela tem grandes conversas com os seus brinquedos e a maneira como se ri quando nota que nós estamos a olhar fixamente para ela. Adoro quando ela bate palminhas de cada vez que nos dá alguma coisa que tenha na mão e que lhe pedimos. Adoro quando ela imita as nossas gargalhadas e quando dá as dela, claro. Adoro quando ela vai fazer alguma coisa que já sabe que não deve e olha para nós com um ar muito malandro à espera que lhe digamos que não pode.
Adoro tudo isto e muito mais, e tudo o resto... Amo-te muito, filhota linda! (e já estás quase a fazer 1 ano! Já?!)
quinta-feira, janeiro 11, 2007
Aqui está a minha piolhinha, há 4 dias atrás, na sua primeira vez a andar de baloiço! :-)
quinta-feira, janeiro 04, 2007
A minha filhota também já dança muito (e adora a Ilona), já manda beijinhos com a mão depois de dizer adeus (começando hoje a fazer o barulho do beijinho e tudo) e ajuda-nos muito quando a estamos a despir (só a despir, porque a vestir é mesmo o contrário).
E acabadinhos de rebentar, mais dois dentinhos! O tal de cima ao meio e outro em cima, ao lado do que já lá estava e que já está bem grandinho! Temos portanto um total de 6 para compôr ainda mais o sorriso que, para mim, sempre foi e será o mais lindo do mundo! :-)