sexta-feira, maio 11, 2007

Autonomia!



Está a crescer tanto como ela, o que é normal, claro, e ainda bem que é assim! Agora já sobe para cima dos sofás, camas, e anda-se a habilitar nas mesas mais baixinhas. Já se senta na sua cadeirinha (se bem que não por muito tempo, como é óbvio) e já não quer as nossas mãos para nada, agora nem na rua, e ainda corre se nota que estamos atrás dela para fugir de nós.

Continua a comer muito bem, mas aqui ainda gosta que sejamos nós a dar-lhe. Já sabe é muito bem o que quer, por isso, temos de manter o 2º prato escondido até acabar a sopinha. A fruta tem dias, mas quando não quer mais diz "não" com muita convicção, e não há mesmo nada a fazer. Não é não, afinal de contas. Adora dizer "óguto" ( iogurte) aos pulinhos, mas comê-los também tem os seus dias, tal como a papa. O "têtinho" ( leitinho) é que não pode faltar, adora, adora, adora. É isso e batatas fritas e pizza. Sim, porque depois da sopa, 2º prato e fruta, não há nada como pedir afincadamente o que quer que os papás estejam a comer (mesmo que seja o mesmo que ela já comeu, tudo e em boa quantidade ;-)). Estamos portanto a cortar na "junk food" aqui em casa, que isto de ter que dar quantidades miseráveis do que estamos a comer para não lhe fazer mal não é nada justo, por isso (papá, prepara-te) vamos ter de começar a comer "saudavelmente", como já devíamos de fazer há muito tempo. ;-)

Gosta cada vez mais de brincar sozinha com as coisinhas dela, e tem conversas cada vez maiores com os bonecos, cubos, legos... enfim, o que quer que seja. Dá papa e mete a dormir os bonecos e adora ir buscar livros para depois nos pedir colo para lhos lermos (se bem que às vezes, não deixa chegar ao fim e já está a pedir "ôto"). Tem conversas enormes com alguém ao "telemóvel" dela, mas a maioria é "em código", por isso, suponho que seja com algum namorado secreto. ;-) (O que é giro é que ela dá muito à mão enquanto fala e às vezes grita como se estivesse muito zangada, eh, eh, eh.) Ultimamente, anda numa de "arrumações" (quer levando coisas para cima da mesa ou para um canto, quer indo e vindo do quarto dela para a sala a levar e a ir buscar brinquedos), e de pôr as coisas em pé.

Na rua, continua a meter-se com toda a gente, mas se lhe tocam ou tentam pegar ao colo antes de ela se ambientar por completo, levam logo com um grito e são completamente ignorados até ela se esquecer do "atrevimento". Temos personalidade forte, portanto. :-)

Sem comentários: