sexta-feira, agosto 08, 2008

Personalidade(s)

Voltando à minha princesa linda - por causa de quem também quero ser uma pessoa melhor, sem deixar de ser eu própria (acordei muito pensadora hoje, bolas. o que vale é que consigo estragar tudo com uns parenteses apalermados) - não posso deixar de revelar que ela é tão teimosa como a sua mãezinha. O que me leva a acreditar ainda mais no karma, eh, eh, eh.

A par com a independência, estão as birras, pois claro. E alguma asneiras também, pois então. Algumas que nos dão vontade de rir, outras que nem por isso. Mas todas a fazer parte da fase de crescimento. Dela, e nossa. Começamos a perceber que a melhor maneira de lidar com elas (as birras e as asneiras) é mesmo a "politicamente (ou pediatricamente) correcta", com muita calma, muita firmeza e algumas explicações. Não é que, de vez em quando, não nos passemos, nem nos saia um par de berros, porque nos passamos e sai, mas o resultado não é de maneira nenhuma o desejado... Se for a meio de uma birra, esta intensifica-se, claro... Se for por causa de alguma asneira, ela... Ri-se... Sim, nós berramos com ar de zangados e ela ri-se descaradamente na nossa cara. (E reconheço aqui a característica bem brincalhona do paizinho dela, que também se ri de mim e me goza quando eu me passo com ele. Estou tramada, é o que é...)

Portanto, tem que ir mesmo tudo com muita calma, é a maneira efectivamente mais rápida de parar a birra e a única que a leva a pensar na asneira que fez e, pelo menos, a dizer que não volta a fazer e a pedir desculpas (com uma voz de arrependimento e olhos de riso, acho tanta piada).

Por outro lado, a filhota é do mais doce que há. Ela é beijinhos, abraços, carinhos, meiguices, vontade de ajudar em tudo... É a minha filhota linda, que eu amo muito mais que possa dizer, mesmo quando me deixa a cabeça em água como o pai dela (que, afinal de contas, eu também amo...) :-)

E hoje dormiu outra vez toda a noite na caminha dela. Só choramingou uma vez e adormeceu sozinha e tudo.

E eu notei que fico tão orgulhosa com as suas conquistas como com as suas birrinhas e asneiras... (mas é bom que ela não saiba das últimas tão cedo.)

Sem comentários: