sexta-feira, setembro 29, 2006

A minha filhota agora...

... continua um encanto (sim, eu sei que sou muito repetitiva, mas ela é tudo para mim e não consigo evitar)! ;-)

Quando fez 6 mesinhos, voltou a ter direito a bolo com velinha e a uma festinha, que foi uma junção da celebração do dito meio aninho lindo com a apresentação oficial dos padrinhos - a prima madrinha Sofia e o tio padrinho Luís! (decidimos não a baptizar por enquanto, eu não sou católica e nem cristã e o maridão é e não é, por isso, essa decisão vai ficar para ela quando tiver idade para escolher) Desta vez, também não teve direito a provar o bolo porque era de chocolate com nozes, mas conseguiu dar-lhe um pontapé e o sortudo do pai teve direito à parte mais deliciosa porque estava no pézinho dela. :-P

Continua a dormir muito, muito bem de noite. Bebe o último biberão de leite por volta das 22h30, deita-se às 23h, adormece sozinha e geralmente bem rápido e só acorda por volta das 8h/8h30. De dia é que já não dorme muito porque brincar é que é bom (e eu concordo porque também adoro brincar). Mesmo assim, faz umas sestinhas muito boas, habitualmente 1h de manhã, 1h30 ou 2h depois do almoço, e depois depende. Se fizer mais 1h a seguir à voltinha da praxe depois do lanche e antes do banho, geralmente já não dorme até às 23h, se não dormir à tarde, faz 1h/1h30 a seguir ao banho e jantar.

A brincar é uma delícia. Gosta de correr o parque todo a "provar" todos os bonecos e depois de escolher só um, fica muito entretida durante um bom bocado. Gosta de estar sentada no sofá, e adora estar sentada no tapete do leão no quarto dela. Gosta de tentar as suas "gatinhadelas" no parque, mas especialmente na cama dos pais ou na dos avós. Acho que lhe seria mais fácil no chão, mas ainda acho perigoso porque as "gatinhadelas" dela consistem em pôr-se de gatas, balançar-se para a frente e para trás durante um bocado, avançar com as pernas e depois atirar-se para a frente como se fosse mergulhar. ;-) É verdade que chega onde quer, mas acho que no chão, duro e tal, já não ia ter tanta piada. Adora andar ao colo para ir à janela ver a rua, meter o espanta-espíritos a tocar, e ver os bonecos pendurados no quarto e os quadros do corredor.

Já pede muito bem colinho, esticando os bracinhos e, se não estivermos por perto ou a olhar, já chama por nós aos gritinhos! Já palra muito, especialmente ao fim da tarde e de noite. Já ri a bom rir quando lhe fazemos cócegas (e tem muitas) ou quando nos escondemos e voltamos a aparecer! Já se esconde ela própria com a fralda e tira-a quando lhe perguntamos onde ela está! Já vai olhando para as pessoas certas quando lhe perguntamos onde elas estão! Já fica muito bem sentadinha e já nem cai quando se debruça. Já escolheu ela própria uma blusa para ela e adora quando lhe mostramos roupa nova! Já está muito marota e ri depois de fazer alguma "marotice" como tirar a caneta do bolso do avô, tirar-nos os óculos, puxar-nos os cabelos, ir buscar os comandos e os telemóveis... enfim, sempre que faz qualquer coisa que nós lhe dizemos para não fazer! ;-)

Na última consulta, dia 20, as medidas foram: 8,200kg, 69cm e 43,2 pc. A pediatra continua a dizer que ela está óptima, crescida, e com um desenvolvimento motor fantástico. E também disse (quando eu disse à Daniela que ela era uma malandreca) que ela tinha mesmo ar de malandra e para nos prepararmos. ;-)

No entanto, para equilibrar o desenvolvimento motor, temos a introdução dos semi-sólidos à colher. Começou bem, mas agora tem dias. Ela, até agora, tem gostado de tudo, nisso não é esquisita, mas, se bem que há dias em que come quase tudo com a colher, há dias em que come pouco, quase nada ou nada mesmo. Até aos 6 meses, não me preocupei muito. Comia o que queria e depois, se fosse caso disso, dava-lhe leite (afinal, era só a introdução e o leite continuava a ser a refeição mais importante). Agora, já não é bem assim. A sopa, especialmente, já lhe faz falta, mas também não me preocupo muito. Nos dias em que come com a colher, comeu, tá comido. Nos dias em que não lhe apetece, lá vai a sopa ou a papa para o biberão e fica tudo comido na mesma. Não desarmo, apresento-lhas primeiro no prato, mas agora o que eu quero é que ela coma, seja como for. Acho que a habituação à colher tem alguma importância, sim, mas acho que comer tudo é agora ainda mais importante e, como ela não vai já para a escolinha (mesmo que eu arranje já trabalho, ela vai ficar com a minha mãe), não me preocupo muito com isso. Acredito que há-de chegar uma altura em que ela própria não vai querer o biberão.

Adoro-a, amo-a muito e adoro vê-la crescer à maneira dela e adoro tudo nela! É a minha Leobinha linda! :-)

Para a próxima, haverá fotos, mas agora não devo ter tempo, porque ela deve estar quase, quase a acordar.

Sem comentários: