Alguns pontos da evolução da Daniela até agora
ou seja
post muuuuuuuito longo que ninguém é obrigado a ler, claro, ;-) mas que eu não descanso enquanto não escrever :-P
O primeiro mês:
É um amor a minha filhota e sempre foi desde muito pequenina. Salvo muito raras excepções só chorava no banho e a mudar a fralda. De resto, choramingava quando tinha fome ou quando, estando ao nosso colo, queria dormir. Sim, porque a minha filhota linda não gostava de adormecer ao colo. Depois do leitinho, ficava um bocadinho a "brincar" connosco, a olhar muito para nós e em volta, mas quando o sono apertava, começava a ficar inquieta e só parava quando a punhamos na alcofa. Lá muito de vez em quando, ficava a dormir ao nosso colinho, com um arzinho tão relaxado que era uma delícia, mas era raro.
Durante este primeiro mês, só chorou a valer na primeira noite, supomos que por estranhar o espaço, e no segundo dia em que fiquei sozinha com ela em casa, talvez por ter cólicas, segundo me sugeriram no dói, dói, trim, trim. (sim, porque ela estava um pouco mais quentinha que o costume e eu, como mamã muito inexperiente, telefonei logo) :-P Um anjinho de menina, portanto, somos mesmo muito sortudos. Além de saudável (sem dúvida, o mais importante) e linda, ainda é calminha.
As nossas noites sempre foram, portanto, óptimas. Aliás, a velocidade com que ela "aprendeu" a distinguir a noite do dia foi impressionante. Era como um relógio... durante o dia, sempre 3 hrs certinhas de intervalo e, durante a noite, 4. Que muito em breve se tornaram 5 e depois 6. (aliás, só foram 5 porque nós a acordávamos ao princípio, mas deixámos de o fazer quando constatámos que aumentava bem de peso)
No dia 24 de Março, com 1 semana e 1 dia, começou a fazer os primeiros sons, tão lindos, muito baixinhos, muito tímidos e muito ternurentos. :-)
No dia 25, o papá deu-lhe o primeiro biberão. O leite era o meu, mas sempre achei importante que o papá desse pelo menos uma refeição por dia. A ideia era começar a fazê-lo só quando ela tivesse 3 semanas, mas como no hospital, ela já tinha de beber biberões durante a noite...
No dia 26, com 10 dias, caiu-lhe o umbiguinho e, felizmente, ficou perfeitinho e sem qualquer inflamação.
No dia 31, teve a primeira consulta com a pediatra particular. Foi-nos recomendada por uma amiga e gostámos muito dela. É muito atenciosa e querida para os bebés. A nossa piolha tinha então, com 15 dias, 3,060 de peso, 50,5 de altura e 35 de pc.
No dia 1 de Abril, fiquei sozinha com ela em casa porque o papá teve de voltar ao trabalho. Correu mesmo muito bem, o dia anterior foi definitivamente bem mais difícil com a ansiedade. :-P
No dia 2 começou a fazer a sua "ginástica". Antes já esticava os bracinhos para nos tocar enquanto papava ou, depois de brincar, enquanto brincávamos com ela, com ou sem bonequinhos, mas agora também já havia pernas à mistura.
No dia 3 começou a reagir aos sons, especialmente à voz do papá quando chegava a casa. :-)
Só a registámos no dia 4 (ai, ai) e inscrevemo-la no centro de saúde no dia 5. No dia 6, houve nova pesagem (3, 280).
No dia 8 de Abril, vestiu pela primeira vez a camisola do Sporting (sim, o papá comprou-lhe um equipamento completo antes mesmo de ela nascer), que nela era mais vestido comprido que outra coisa, para ver o jogo contra o Porto.
No dia 10, foi à primeira consulta no hospital. Peso: 3,330; Altura: 51 e PC: 36,4.
Dia 13, mais uma pesagem no consultório (3,550).
E, finalmente, no dia 16, ela fez um mês e o padrinho ofereceu-lhe um marsúpio.
Quando ela não estava a dormir, adorava estar com ela ao colo, virada para mim. Tínhamos grandes conversas e, apesar de saber que não eram verdadeiros, adorava os sorrisos dela na mesma. Ficava sempre muito atenta, e muitas vezes, lá respondia à maneira dela. (mas não por muito tempo, porque o colo era para estar de pé, encostadinha a nós a ver tudo, e não deitada) No entanto, o que ela gostava mesmo era de conversar e sorrir para um boneco de peluche daqueles espalmadinhos, com o qual ainda dorme hoje. Era a sua perdição. Quando acordava, não chorava, ficava a olhar para o boneco a sorrir e a "conversar" muito com ele. E eu gostava tanto de ver. Também começou a demonstrar a sua adoração pelos candeeiros. Os sorrisos que ela lhes lançava! ;-)
O segundo mês:
Este foi o mês em que começou a brincar nos tapetes de actividade e com o ginásio. Ainda não conseguia chegar aos bonecos, mas já tentava e gostava de ficar a ver as cores todas e os bonecos a balançar.
Deixou de chorar enquanto trocava a fralda e começou a ter grandes conversas comigo enquanto o fazia, e também começou a gostar do banho. (do pós-banho, foi também neste mês, mas só mais tarde, que depois de sair da banheira, ela queria era comer) ;-)
No dia 20, nova pesagem: 3, 830; e no dia 27, outra: 4, 170.
Começou também a dar umas gargalhadazitas e os sorrisos de verdade, a princípio, é claro, só para o bonequinho preferido e para os candeeiros, mas no dia 29 de Abril, eu também tive direito à minha primeira gargalhada e, no dia 1 de Maio, foi a vez do pai. :-)
Mais uma pesagem no dia 3: 4, 380.
E, finalmente, no dia 7 de Maio, o meu primeiro dia da Mãe! :-)) As prendas foram lindas, um grande abraço e um primeiro beijo lambuzado logo à meia-noite e, pela manhã, um sorrisão com a boca toda, daqueles até então reservados só para os candeeiros. E ainda tive direito a um CD de Moonspell. Que mãe cheia de sorte que eu sou. :-)
No dia 10, houve mais uma consulta. 4, 820kg, 57cm e 38,5 de pc. E baba, muita baba... Estava tudo óptimo com ela! As noites eram para aproveitar e nunca para acordar (já fazia 7 e, às vezes, 8 horas a dormir).
E no dia 16, 2 mesinhos. E o colo continuava a ser só para ver as coisas em volta melhor e para brincar um bocadinho. Dormir sempre só na alcofa ou na caminha.
O terceiro mês:
Pesagem nos dias 18: 5,270; 25: 5,490; 29 no hospital: 5590kg, 59cm, 40 pc; 8: 5, 810 e consulta no dia 14: 6120kg, 61,5cm e 40,2 pc. E estava óptima. :-))
Foi o mês em que começou a querer ainda menos o colo para brincar, agora era só mesmo para passear e ver tudo. Adorava estar na espreguiçadeira e nos tapetes de actividades. Começou a chegar a alguns bonecos com as mãos e com os pés, e começou a pegar mesmo nos outros bonecos. Também começou a tentar virar-se no dia 10 de Junho, e começou a descobrir tanto os pés como as mãos e a metê-los na boca (e a tudo mais o que lhe ia parar às mãos) ;-).
Quando fez 3 meses, teve direito a um bolinho com vela e tudo, mas não teve direito a prová-lo. Que injustiça! :-P
O quarto mês:
Pesagens: dia 22, 6,350; dia 28, 6, 530: dia 6, 6,800.
Já estava muito espertinha, a minha marota. Conversava muito comigo, especialmente quando lhe ia trocar a fralda, que era coisa para uns bons 20 minutos, no mínimo. ;-) Começou a conseguir acertar com a chucha na boca. Virou-se sozinha pela primeira vez no dia 7 de Julho, com 3 meses e 21 dias, e conseguiu logo tirar o braço e tudo. A segunda e terceira vez já não correu tão bem, mas nas seguintes, apanhou-lhe definitivamente o jeito. Passou portanto a passar mais tempo no parquinho dela. Já lá ficava quando eu tinha que fazer alguma coisa, porque a espreguiçadeira já não era tão segura, visto que ela já fincava os pés e subia por ela acima, eh, eh, eh. Além disso, ela adora o parque. Não só faz lá as suas sestas, como também se farta de brincar com os seus bonecos e com a chucha. E quando se farta de lá estar, avisa logo. ;-)
No dia 12 teve mais uma consulta: 6890kg, 63cm e 42 pc. Estava tudo óptimo, mas andávamos a vesti-la demais (coisas de pais verdes). Talvez por causa disso, teve a sua primeira constipaçãozinha. Felizmente, nada de grave. Bastou mais um telefonema para o dói dói trim trim para se resolver tudo com as recomendações dadas em 3 dias. Mesmo com o narizinho um bocadinho entupido e alguma tosse, esteve sempre muito bem disposta, brincalhona como sempre e a dormir muito bem, tanto de noite, como as sestinhas. Até doentinha a minha filhota é um anjinho.
O quinto mês:
Logo no dia em que fez os 4 meses, experimentou a sua primeira sopinha (batata, cenoura e abóbora). Foi também a primeira sopinha que a mãe fez em toda a sua vida (eu e o papá só gostamos das instantâneas) e, por isso, a primeira sopa da Daniela acabou por ser a segunda, porque a primeira mesmo ficou colada no fundo da panela. ;-) Correu bem, muito bem mesmo, melhor que o que eu estava à espera e bem melhor que das vezes seguintes (já começou a demonstrar que é ao contrário em muitas coisas, como a mãe dela). :-P
Entretanto, este foi o mês em que começou com as malandrices. No dia 29 de Julho, conseguiu dar a volta completa de costas para barriga para baixo e de barriga para baixo outra vez para de costas e, enquanto estava de barriga para baixo, a volta completa ao parque para tocar em todos os bonecos, eh, eh, eh. Em casa da avó, partiu o seu primeiro copo e a seguir ao banhinho, estendeu pela primeira vez os bracinhos para lhe pegarmos ao colo.
No dia 1 de Agosto, experimentou a primeira papa, que já não correu tão bem como a primeira sopa, mas não esteve mal. Também foi a primeira frutinha, mas essa é que não correu nada bem.
No dia 9 de Agosto, teve nova consulta: 7,280kg; 65,5 cm e 43 pc.
No dia 12, começou a querer sentar-se sozinha, levantando a cabecinha quando está deitada. Quando nós a sentávamos, já adorava e aguentava-se mas ainda por muito pouco tempo. Ficava bem e feliz da vida, apoiada em muitas almofadas ou na cadeirinha de comer.
O sexto mês:
Começou a comer carninha na sopinha. Também começou verdadeiramente a perceber que alguns bonecos tocavam quando ela carregava neles e outros faziam barulho quando ela os agitava e começou a fazê-lo intencionalmente.
No dia 20 de Agosto, disse "dá dá" pela primeira vez e, por coincidência, esticada para o biberão de leite que eu tinha acabado de pôr em cima da mesa. ;-)
No dia 25, pôs-se de gatas e começou a arrastar-se para trás. Sem querer, claro! Aliás, a expressão de surpresa que ela fazia quando se via mais atrás de onde estava era deliciosa. Agora já se habituou.
No dia 4 de Setembro, disse "aaaaaaaaaa-mã", eh, eh, eh, e no dia 5, "pá"!
No dia 9, começou a conseguir arrastar-se também para a frente, e ficou tão contente por ter conseguido. :-)
É linda, a minha filhota! :-)))))