segunda-feira, agosto 21, 2006

Hoje foi dia de vacinas. A Daniela portou-se muito bem, como de costume. Não chorou nada com a primeira e só reclamou pouquinho com a segunda. Até interrompeu a reclamação para se rir para as enfermeiras. :-) Por enquanto, está tudo bem, nada de reacções, e espero que continue assim.

Como o papá ficou em casa, ia aproveitar para fazer uma arrumaçãozinha maior na casa, mas como consegui dar um jeito às costas a limpar-me depois do banho ('tou mesmo a ficar cota), houve uma mudança de planos e já não vou fazer grande coisa todo o dia... :-P

Aproveito para vir relatar aqui as duas grandes mudanças na minha maneira de pensar que chegaram com a maternidade. A primeira tem a ver com os planos. Antes de ser mãe, era completamente "alérgica" a eles, não gostava de grandes combinações, e muito menos de fazer grandes planos. Os melhores almoços, jantares, petiscadas e saídas que tive foram combinados em cima do acontecimento e partir à descoberta de sítios giros para passar algum tempo. Como é óbvio, isso agora acabou, mas também não me importo nada com isso. Agora, antes de sairmos de casa, sei para onde vamos, o que vamos fazer e a que horas estaremos de volta para que possa ir descansada com a pequenita, a saber que não lhe vai faltar nada e que estamos em casa a horas para a papa, ou o banho, ou o que quer que seja. A "alergia" passou-me por completo! (sorte do papá, que sempre gostou de fazer planos, o que significava que, às vezes, chegava a "passar-me" com ele por causa disso) ;-)

A outra coisa que mudou foi o pensar no futuro distante. Antes, isso não me preocupava absolutamente nada, quando este chegasse, logo se via. Agora já não é bem assim. Há coisas com que continuo a não me preocupar, não fiz, nem tenciono fazer, nenhum plano futuro para a Daniela, isso é com ela, eu só cá vou estar para a apoiar nas suas decisões. No entanto, tenho dado por mim a pensar muito a sério no meu futuro laboral, e a tentar arranjar um emprego que me permita passar o máximo de tempo possível com a minha filhota. Antes, queria/precisava de trabalhar, portanto enviava currículos para aqui e para ali e esperava pelas respostas, sem me preocupar com os horários, nem com os dias de folga. Agora quero mais, quero um emprego das 9 às 18, de preferência perto de casa, e com os fins de semana livres, porque daqui a uns anos (3 se tudo correr bem e sempre der para ela ficar com os avós até essa altura) a Daniela vai para a escolinha e os fins-de-semana serão os dias em que posso passar todo o dia com ela.

Vai ser difícil, e o emprego de sonho (tradutora) continua a ser quase impossível, mas tentar não custa e quem sabe... Tenho até Abril ou Maio do ano que vem para encontrar esse emprego-maravilha. E estou a focar-me bem mais nos horários que no trabalho em si.

Caso contrário, e se ainda tiver lá lugar garantido (como me têm dito que tenho, porque gostaram muito de mim), terei de voltar ao meu emprego antigo. Isto tem o seu lado bom: ter emprego - que isto agora não está para brincadeiras nem grandes aventuras. E o seu lado mau: as folgas são, normalmente, durante a semana (lá temos um fim-de-semana de vez em quando); as férias raramente coincidem com as férias escolares; os horários em si não são maus de todo, mas como eu moro longe, fico cerca de 12 horas fora de casa... enfim, nos dias em que poderia estar mais tempo com ela, teria de ir trabalhar... :-(

Por isso, procuro. Se bem que poder ficar com a Daniela até ela ter 13 ou 14 meses, já é uma maravilha em si e algo que sei que muitas mamãs gostariam tanto, prefiro ir trabalhar mais cedo num sítio que, mais tarde, me permita passar mais tempo com ela.

E, pronto, já me estiquei no tamanho do post... :-P

1 comentário:

Caracoleta disse...

Olá!
Realmente a maternidade muda muitas coisas radicalmente. Mas é uma mudança maravilhosa!
Espero que consigas arranjar um trabalho que te permita curtir MUITO a tua filhota.
Beijo